BLOG

Qual o ângulo da câmera?

Você sabia que o ângulo da câmera altera completamente a informação que você deseja passar na sua foto, e que altera também a distribuição e estrutura do corpo da modelo nas fotos? Pois é, nesse pequeno artigo, contarei para vocês como o ângulo da câmera em relação à modelo influenciará no resultado final do seu trabalho.


Bru Blue com a câmera na altura dos olhos
Bru Blue com a câmera na altura dos olhos

Basicamente, podemos pensar na câmera em três posições (enquadramento) em relação à altura dos olhos da modelo: com a câmera na altura dos olhos da pessoa que está sendo fotografada, com a câmera abaixo e com a câmera acima.


No cinema, esses termos recebem nome: Plongée e Contra-Plongée. No bom e velho português brasileiro, "mergulho" e "contra mergulho".


Mas antes de falarmos do Plongée e Contra-Plongée, falemos do ângulo em que a câmera fica à altura dos olhos da modelo.


Imaginemos que a câmera é o olho do espectador, então quando você fotografa com a câmera na altura dos olhos da modelo, acaba preservando o tamanho natural da pessoa fotografada (obviamente desconsiderando distorções provenientes de lentes grandes angulares, por exemplo).


Essa é uma abordagem simples e comum, que passa a sensação do corpo normal em suas proporções.


Reparem que as proporções do corpo da Bruna, na foto ao acima, são preservadas. Se você encontra-la no dia a dia, verá ela dessa forma, sem distorções, com a cabeça no tamanho regular em relação ao seus ombros e tronco.


Basicamente quando você não pretende mudar a estrutura da pessoa e / ou passar alguma informação a mais, baseada no enquadramento da foto, você pode fotografar com a câmera na altura dos olhos da modelo.

Ivy Denali, e um mergulho
Ivy Denali, e um mergulho

No mergulho (Plongée), você coloca a câmera de cima para baixo, em relação à modelo, acima dos olhos da pessoa que está sendo fotografada.


Essa abordagem passa a sensação de diminuir a pessoa que está sendo fotografada, traz então até uma sensação de fraqueza e submissão.


Reparem então nessa foto da Ivy Denali, que fiz para o site Suicide Girls, é uma foto em que eu fiz com o mergulho exagerado, não precisava ser tão acima assim, bastava a câmera estar acima dos olhos, mas eu queria realmente passar essa sensação e ideia de submissão, até baseado em uma famosa foto do fotógrafo estadunidense, David LaChapelle, que fez com atriz Angelina Jolie.


Se você reparar com atenção, além da sensação de fraqueza e submissão, esse enquadramento ainda traz distorções severas ao corpo.


Repare que a cabeça da nossa modelo, por estar em um plano à frente, acaba tendo mais destaque e fica com uma proporção maior em relação ao resto do corpo.


Quando fotografamos crianças, e estamos com preguiça, tendemos a fotografar assim, de cima para baixo, deixando-as cabeçudas e ao mesmo tempo, submissas ao espectador da fotografia. Quando for fotografar suas sobrinhas, lembre-se de se ajoelhar e deixar a câmera na altura dos olhos delas, para não passar essa sensação de fraqueza / submissão.


Carol Francci, em um contra mergulho
Carol Francci, em um contra mergulho

E finalmente falaremos do Contra-Plongée, o contra mergulho. Esse enquadramento consiste em fazer a foto de baixo para cima, trazendo o poder e a imponência. Os olhos do espectador da foto estão abaixo dos olhos da pessoa fotografada.


Reparem na foto da Carol Francci, como ela passa a sensação de grandeza, de imponência. Para fazer essa foto, eu precisei sentar no chão, para fazer esse contra mergulho.


Uma coisa interessante a reparar é como as pernas ficam alongadas. Da mesma forma que o mergulho tende a mudar as proporções do corpo, o contra mergulho faz a mesma coisa, porém, trazendo essa sensação de que a modelo é mais alta.


Esse artifício é muito comum na moda, vocês encontrarão muitas fotos nas revistas de moda com o contra mergulho, e ainda usando lentes grandes angulares, como 20mm ou 24mm, por exemplo, trazendo mais distorções às pernas, deixando-as mais alongadas ainda!


Agora você já sabe que a forma que você enquadra as suas fotos altera a sensação que o espectador verá as seus trabalhos, e também influencia nas proporções do corpo da modelo. Recomendo que você olhe suas fotos, faça isso como um exercício, veja qual enquadramento você utilizou em algumas fotos suas, e veja se essas sensações fazem sentido para você.


#enquadramento #cinema #mergulho #contramergulho #plongeé #contraplongeé #ivydenali #brublue #carolfrancci