BLOG

Olho de peixe, pode?

Sempre procuro atualizar meu trabalho, experimentar novas ideias, e às vezes, essa mudança de ares passa pela lente que utilizo. Já tive 20mm, 24mm, 28mm, 30mm, 35mm, 50mm, 56mm, 85mm... tudo prime (sem contar as zooms). E andei vendo uns trabalhos por aí, de fotógrafos que usam super grande angulares em ensaios femininos!

Carol Francci em uma 16mm Olho de Peixe
Carol Francci em uma 16mm Olho de Peixe

Clique! Tive um estalo!


Corri atrás e consegui uma 16mm f 2.8 Fisheye Nikon, numa pechincha incrível, no Mercado Livre. Fiquei ansioso para colocar essa lente para fotografar, e então, convidei a modelo Carol Francci para posar. Sei que ela topa ideias novas, poses novas, ângulos novos e caiu pra dentro!


distorção característica da fisheye
distorção característica da fisheye

A olho de peixe (fisheye) tem a característica de deixar tudo distante e distorcer tudo. Quando você vai fotografar alguém com alguma grande angular, tem que ter isso em mente.


Se você coloca a modelo nas bordas, certamente vai distorcer o corpo dela, então acabo pensando em deixar o assunto no centro da foto. E se quero mais da modelo na composição, tenho que chegar BEM perto!


Na foto em preto e branco, do tênis, cheguei perto aos pés da modelo, para ter essa distorção característica da fisheye. Mas precisamos saber como usar de forma criativa esse arredondado, pois o resultado final pode ser desastroso para a modelo.


Quando editamos as fotos no Lightroom ou no Adobe Camera Raw (que vem no Photoshop), existe a possibilidade de corrigir a distorção da lente. Eu sempre faço isso, porém, em fotos com fisheye, acho que tirar esse "abaloado" tira o charme. Claro que se for uma foto de arquitetura, por exemplo, eu tiraria a distorção da lente, mas para retratos e sensual, acho legal ter a distorção, deixa um charme.


A discussão válida é que podemos sim, pensar em lentes não convencionais para fazer esse tipo de trabalho, fugindo então das clássicas 35mm, 50mm, 85mm... o importante sempre é ter criatividade e botar a cabeça para trabalhar.


E você? Gosta da ideia de fazer fotos sensuais com grandes angulares?


#fisheye #olhodepeixe #nikon #carolfrancci