Sempre procuro atualizar meu trabalho, experimentar novas ideias, e às vezes, essa mudança de ares passa pela lente que utilizo. Já tive 20mm, 24mm, 28mm, 30mm, 35mm, 50mm, 56mm, 85mm... tudo prime (sem contar as zooms). E andei vendo uns trabalhos por aí, de fotógrafos que usam super grande angulares em ensaios femininos!
Clique! Tive um estalo!
Corri atrás e consegui uma 16mm f 2.8 Fisheye Nikon, numa pechincha incrível, no Mercado Livre. Fiquei ansioso para colocar essa lente para fotografar, e então, convidei a modelo Carol Francci para posar. Sei que ela topa ideias novas, poses novas, ângulos novos e caiu pra dentro!
A olho de peixe (fisheye) tem a característica de deixar tudo distante e distorcer tudo. Quando você vai fotografar alguém com alguma grande angular, tem que ter isso em mente.
Se você coloca a modelo nas bordas, certamente vai distorcer o corpo dela, então acabo pensando em deixar o assunto no centro da foto. E se quero mais da modelo na composição, tenho que chegar BEM perto!
Na foto em preto e branco, do tênis, cheguei perto aos pés da modelo, para ter essa distorção característica da fisheye. Mas precisamos saber como usar de forma criativa esse arredondado, pois o resultado final pode ser desastroso para a modelo.
Quando editamos as fotos no Lightroom ou no Adobe Camera Raw (que vem no Photoshop), existe a possibilidade de corrigir a distorção da lente. Eu sempre faço isso, porém, em fotos com fisheye, acho que tirar esse "abaloado" tira o charme. Claro que se for uma foto de arquitetura, por exemplo, eu tiraria a distorção da lente, mas para retratos e sensual, acho legal ter a distorção, deixa um charme.
A discussão válida é que podemos sim, pensar em lentes não convencionais para fazer esse tipo de trabalho, fugindo então das clássicas 35mm, 50mm, 85mm... o importante sempre é ter criatividade e botar a cabeça para trabalhar.
E você? Gosta da ideia de fazer fotos sensuais com grandes angulares?
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