BLOG

Quais os motivos para posar?

Estou reabrindo o blog depois de um hiato. Após algumas conversas com a amiga e modelo Paloma Marques, ela acabou me incentivando a escrever editoriais abordando o mundo da fotografia feminina sensual. Quebrando tabus, comentando como funciona o processo de um ensaio, enfim, ajudando a tirar dúvidas e questionando o preconceito do ensaios sensuais.

Esse primeiro texto discuto um pouco dos motivos que levam uma moça a fazer um ensaio sensual, principalmente pensando na temática de autoestima em baixa. Espero que gostem.

Você já parou pensar no motivo de uma mulher contratar um fotógrafo profissional para fazer um ensaio sensual? Quando comecei a fotografar essa temática, era comum o argumento de “vou dar o ensaio para o meu namorado / marido”. Atualmente converso muito com as moças que me contratam para fazer ensaio sensual, e uma das perguntas que faço é “Qual o motivo do seu ensaio?”. Saiba que atualmente, a resposta do presente para o companheiro diminuiu, ou praticamente sumiu. Curioso é que muitos namorados e maridos têm me procurado para dar o ensaio de presente para as companheiras, mas isso é assunto para outro dia. Retornando aos motivos, ouço algumas respostas bem interessantes, porém, o motivo é exclusivamente a própria mulher. Algumas querem simplesmente ter fotos legais para colocar no Instagram e conquistar mais seguidores. Que mal há nisso? Outras chegam sentindo-se muito bem e querem fazer as fotos para guardar para a posteridade. “Veja minha filha, olhe como a mamãe era linda com vinte e cinco anos!” e algumas chegam para a conversa, indicadas por psicólogas, muitas sofrendo de autoestima em baixa.

Fico pensando no peso disso tudo e no grau da responsabilidade do fotógrafo. Vamos ser práticos: tem muito fotógrafo no mercado que entrou nessa para ver um peitinho e uma bundinha e não imaginam a complexidade que um ensaio errôneo pode causar. Quando qualquer mulher chega procurando um ensaio para resolver um problema de baixa autoestima, o fotógrafo tem que saber que tem em mãos um poder de cura, o fotógrafo tem a obrigação de conversar com a modelo por muito tempo antes do ensaio, seja por Whatsapp, por telefone, ou em um café, para conhecê-la, para entender seus anseios, medos, para entender o que tem a deixado com a autoestima em baixa. Não, o fotógrafo não é psicólogo, mas tem, nesse caso, o poder de mostrar para a moça como ela é bonita fisicamente, através de um outro prisma, através de um olhar mais apurado, que realmente vai ressaltar as belezas que essa pessoa tem, trazendo nuances e destacando qualidades que o corpo e o rosto dessa mulher oferece. Um fotógrafo que entrou nesse mercado com o intuito de simplesmente ver um peitinho e ainda receber um dinheiro para isso, vai simplesmente dar o orçamento e aguardar um sinal verde.

Embora as pessoas mais conservadoras ou mais radicais acreditem que fazer um ensaio fotográfico sensual seja algo raso, te garanto que os motivos que estão ali, muitas vezes são muito complexos. Muitas moças chegam ao set ansiosas e nervosas. Já li (e sempre consulto) aquele livro “O Corpo Fala”, que fica na cabeceira da minha cama, e muitas das ilustrações que vi por lá, se materializam na minha frente em um dia de fotos. Consigo atualmente fazer esse tipo de leitura e percebo que de alguma forma preciso trazer a modelo para dentro do ensaio. Nada de dar álcool, nada deixa-la embriagada, estou falando de conversa, de realmente fazer com que a modelo sinta-se confiante e relaxada para a sessão. Durante as fotos, é possível notar o relaxamento da modelo, que começa aparecer com um sorriso aqui, uma piada ali, o corpo mais solto, ou alguma sugestão de pose. Eu tenho o hábito de mostrar as fotos, ainda no LDC da câmera para a moça. Nesse momento, por muitas vezes recebo aquele retorno gratificante de “Nossa! Como estou linda! Nem parece que sou eu!”. Sim moça, é você! É você ali na tela da minha câmera, não passou pelo Photoshop, não coloquei outra mulher no lugar, é você, ali, gravada no cartão de memória da minha câmera. Quando consigo esse tipo de feedback, o ensaio dispara de forma positiva.

Uma sessão fotográfica de sensual feminino é dividida em algumas partes, (pelo menos as minhas são): O início, o momento da conversa pré-ensaio, quando estou preparando o equipamento e a modelo se arrumando, tento sondar como ela está se sentindo, se está animada, se está muito tensa, e então, no momento das fotos, procuro fazer no primeiro set a sequência que penso ser a menos importante da locação, para servir como “quebra de gelo”, então começo a levar a modelo para os lugares que têm a melhor luz ou melhor cenário, já com a modelo mais à vontade. No final do ensaio a modelo muitas vezes demonstra sinal de cansaço, então encaminho para o encerramento. Mas é nesse começo, nessa primeira etapa, que tudo acontece. Esse início, para algumas mulheres, é mais extenso e para outras é mais curto, mas todas passam por essa fase. É nesse momento que preciso de mais atenção. Estar em um set de ensaio sensual não é só pedir para que a mulher faça caras e bocas, o fotógrafo tem que entender que ali em frente tem uma mulher vulnerável, com medos, com vontades, rogando por um resultado que a transforme em poucas horas. Não basta apertar o botão, existe toda essa leitura de reações, e para cada atitude da modelo, o fotógrafo tem que saber como reagir.

O mercado de sensual feminino está em plena expansão, você que está interessada em posar, tem que saber que existem profissionais que querem ganhar dinheiro, outros que querem simplesmente ver uma mulher seminua na frente deles, e tem os que obviamente querem ganhar dinheiro, mas querem também trazer um trabalho personalizado para cada modelo, que querem além de vender fotos, vender a experiência. Pesquise os trabalhos, pergunte para as modelos que posaram para os fotógrafos como foi a experiência do ensaio, antes de sair fechando com algum profissional. É um trabalho a mais que você fará, mas o resultado final poderá ser o mais próximo do que você deseja.

#motivos #ensaio

Tags:

Fernando De Santis - Todos os direitos reservados

fotografia | sensual | ensaio