BLOG

São Paulo 467 anos, aonde fotografar?

A maior cidade do Brasil completa 467 anos, cidade onde nasci, moro e amo viver. Nesse post darei dicas de onde você pode fazer ensaios fotográficos, sejam apenas ensaios lifestyle ou sensuais. A cidade reserva cenários incríveis, porém, é importante lembrar que recomendo fortemente você ter seguro nos seus equipamentos, ok? No post "Fotografando sensual na rua", dou uma série de dicas de como proceder em uma sessão street. Caso não tenha lido, clique aqui!


Parques


A cidade de São Paulo é recheada de parques, que podem servir como cenário para o seu ensaio, alguns, você terá que assinar um termo de utilização do parque, como no Independência ou no Villa-Lobos, por exemplo. Das duas uma: ou você chega e já procura a administração, e já assina o termo, ou então, comece a fotografar, e caso um segurança te aborde, você terá que ir até a administração assinar o termo. Dos parques que mais gosto de fotografar, recomendo os seguintes:

  1. Parque Independência (do Museu do Ipiranga)

  2. Parque da Aclimação

  3. Parque Ibirapuera

  4. Parque Villa-Lobos

  5. Jardim Botânico

O Jardim Botânico até onde me lembro, está cobrando taxa para fazer ensaios por lá, certifique-se antes de ir, para não perder viagem. Em relação ao Ibirapuera e Villa-Lobos, recomendo que considere ir muito cedo, ou durante a semana, para não pegar o parque lotado, e prejudicar seu trabalho. Ainda mais se você for fazer sensual, muitas pessoas podem se incomodar.



Roteiro pelo Centro antigo de São Paulo


Tenho paixão pelo Centro antigo de São Paulo. Ok, o cheiro por lá não é dor melhores, existe o risco de furto (não pode dar mole com os seus pertences), mas os cenários são simplesmente maravilhosos!

Vou armar aqui um roteiro para você curtir uma sessão maravilhosa!


Chegue na estação da Luz e faça uma sessão na parte superior, onde você consegue ver as plataformas de trem. A arquitetura inglesa é atraente demais! Por mais que seja um local fechado, a luz entra de forma sublime em dias de sol, e você pode brincar com as frestas de luz que entram. Pegue o metrô, já faça fotos da modelo na plataforma e dentro do trem e desça na estação Sé.


Saia com atenção na Sé, muitos moradores de rua e ladrões (que furtam e correm) podem te dar dor de cabeça. Nada de sacar o celular aqui. Siga a pé até o Beco do Pinto, em frente ao Solar da Marquesa de Santos. Cá entre nós, parece um cenário de filme! Helmut Newton não precisaria ir para Paris, conseguiria fazer fotos nesse spot. Vire a esquerda e você estará no Pateo do Colégio. A cidade nasceu aqui! Ótimo cenário para fotos (se não tiver muitos moradores de rua).


Ande até chegar no Viaduto Boa Vista, de frente para o Impostômetro. Pronto, outro ponto lindo para fotos. Brinque com a modelo apoiada no parapeito do viaduto, faça contra mergulhos. Siga em frente, entre na rua 3 de Dezembro, você dará de cara com a B3 (antigo Bovespa). A rua do Comércio ao lado, é estreita, com paredões de granito, você já sabe o que fazer, né?


Siga reto, cruze a rua São Bento, desça e você encontrará a Líbero Badaró. Nesse ponto tem uma escadaria incrível, que leva ao Vale do Anhangabaú, e rende fotos sensacionais*. Siga até o viaduto do Chá, próximo ao Shopping Light tem outra escadaria que rende ótimas fotos. Do outro lado, tem o Teatro Municipal, com grades, escadas, portões de madeira e uma arquitetura fantástica!


Feito a sessão nesse local, pegue a Xavier de Toledo e vá caminhando até a Praça Roosevelt. Nesse ponto temos mais cenários, alguns cafés bem gostosos, que você consegue fotografar dentro e fora deles, um caminho com uma teto de madeira que parece um estrado, e dá para brincar com a sombra nesse ambiente.


* nesse ponto, você pode seguir em frente na Líbero, em direção à Faculdade São Francisco, descer e fotografar nas passarelas sobre o Terminal Bandeira, com a cidade de fundo.


Outros Pontos Legais


O bairro da Liberdade é incrível, se puder, evite os finais de semana, fica lotado! Mas arquitetura japonesa, as vitrines dos restaurantes e café, os becos, rendem fotos maravilhosas.


A Avenida Paulista é manjada, mas você pode fazer fotos no canteiro central, no começo da noite, com os carros indo e vindo, nas entradas das estações de metrô, nos diversos cafés e restaurantes, no Conjunto Nacional e na Livraria que fica lá dentro, no mirante do SESC, no Mirante do IMS, na Casa das Rosas... cenários é o mais tem!


Gosto muito também da Praça Charles Miller, em frente ao Pacaembu, com escadarias gigantes, árvores, as ruas superiores, que abraçam o estádio são arborizadas e estreitas, têm paredes com plantas. Próximo ao tobogã tem uma bilheteria com um gradil, que rende ótimas fotos também.


No Centro antigo tem a boa e velha Galeria do Rock, que permite fotos, porém, se eu não me engano, tem que ser feito durante a semana, e você precisa assinar o termo na administração, que fica no subsolo. Acredito que não seja possível fazer sensual lá dentro, mas dá para fazer ensaios bacanas de book ou lifestyle.


Beco do Batman foi um ponto forte para fotos, ali na Vila Madalena. É uma galeria de artes ao céu aberto. Recentemente todos os grafites foram pintados de preto, em protesto à morte de um artista, não sei como está lá atualmente. Por serem becos, tome cuidado com eventuais assaltos, os bandidos sabem que sempre tem gente com equipamentos por lá, fotografando. Aos finais de semana, quando tem a feirinha, costuma ficar lotado, então chegue antes da feira ou faça durante a semana sua sessão.


Bom, se você não sabia, São Paulo tem cenários incríveis para ensaios! Agora que você já tem ideia de onde fotografar, pegue sua câmera, sua modelo, ou então pegue seu fotógrafo e vá fotografar! Abaixo, uma pequena galeria de fotos que fiz em alguns lugares que mencionei nesse post.



#sãopaulo #street #ensaio #aniversario