BLOG

Santos 475 anos, aonde fotografar?

Ontem, no aniversário de São Paulo, subi um post contando lugares interessantes na capital paulista onde você pode fazer ensaios fotográficos, sejam eles sensuais ou book - lifestyle. E hoje, a minha segunda cidade de coração, Santos, completa 475 anos e farei um post similar, contando lugares interessantes para você fazer sua sessão.


Praia


Pois é, essa era meio óbvia, né? A praia de Santos é deveras convidativa e é um ótimo cenário para fotos. Seja na areia, beira mar, na Ponta da Praia ou no Quebra Mar. O problema da praia de Santos é que é uma praia de cidade grande, sempre tem muitas pessoas perambulando, sua sessão pode atrair os curiosos, que podem atrapalhar suas fotos. Procure fotografar cedo, com o sol nascendo. Você terá menos pessoas te atrapalhando e a luz será mais bonita. O sol nasce lá na Ponta da Praia, atrás do Guarujá, então posicione-se para aproveita-lo. Caso queira fazer no pôr do sol, ele dorme pro lado do Canal 1, atrás de São Vicente.


Vale destacar também o Quebra Mar, que atualmente está em reforma, mas é um belíssimo ponto para fotos, assim como o Deck do Pescador, que recentemente foi reaberto.


Santos é uma cidade grande, então todos os cuidados com a sua segurança, segurança da sua modelo e equipamentos, devem ser tomados. Fique sempre atento, e não é demais lembrar que recomendo você ter seguro nos seus equipamentos. Aproveite e leia também meu post, onde dou dicas de fotos na rua, clicando aqui.

Centro histórico


A história do Brasil passa por Santos, a arquitetura clássica renderá ótimos cenários para a sua sessão de fotos. Recomendo fazer fotos em frente ao Museu do Café, e ao boulevard que tem em frente ao museu. É um cenário tão bonito que foi utilizado na série "Coisa Mais Linda", do Netflix. A Frontaria Azulejada, com os azulejos portugueses rende um grafismo incrível para fotos e poses, além dos enormes portões de madeira, onde você consegue emoldurar sua modelo.


Seguindo adiante, temos o terminal do Valongo, com uma arquitetura incrível, onde os bondes passam. O casarão amarelo, com janelas rende fotos maravilhosas, assim como o trilho do bonde. Ótimo lugar para você fazer fotos e trabalhar com composição em linhas. Em frente, o Museu Pelé, um casarão tombado, com portões lindos serve de cenário para a sua sessão.


Voltando um pouco, a fachada do prédio da Alfândega portuária é belíssima, com portões em grades, escadas, e na esquina à direta, uma passarela que cruza a avenida portuária é um dos cenários mais fantásticos da cidade, com os caminhões passando abaixo e o porto ao fundo.



Porto de Santos


O porto obviamente é um ótimo cenário, fotografar com os navios, com os cargueiros ao fundo, com o maquinário do porto, em frente aos grandes armazéns, no trilho do trem, são cenários incríveis, que você pode explorar. Tome muito cuidado, pois tem muito material como arames, peças, grades enferrujadas, além do risco de estar próximo ao mar, e claro, os insetos e ratos que sempre estão presentes, pela grande quantidade de farelos que caem dos trens e containers.



Outros pontos interessantes


Vila Belmiro, o estádio do Santos Futebol Clube e seus arredores é muito charmosa. Pode ser que permitam que você entre para umas fotos, mas se não conseguir, as ruas ao redor são a cara da cidade de Santos, com casinhas, paralelepípedos, murinhos baixos e árvores.


Monte Serrat é um baita cenário! Pague uma taxa irrisória para subir no bonde e lá de cima do morro, você terá o visual da cidade aos seus pés. Além disso, dá para ensaiar fotos no casarão, em frente à igreja e nas escadarias.


O Morro da Asa Delta tecnicamente não é mais em Santos, fica em São Vicente, na divisa, mas a vista é de Santos. Na mesma pegada que o Monte Serrat, você consegue fazer fotos lindas, com o sol nascendo e a praia inteira de Santos aos seus pés.


Para quem curte skate, a Praça Palmares e a pista de Skate no Emissário rendem fotos lindas, eu mesmo já fiz boas sessões em ambos os lugares, só ter cuidado para não atrapalhar os skatistas. Aquele truque de chegar cedo, ajuda muito!


Bom, se você não sabia que Santos tinha tanto cenários assim, agora já sabe! Não tem desculpa para ficar em casa e não fazer fotos. Pegue sua câmera, acorde cedo e vá fotografar! A cidade é linda!



#santos #aniversário #street #ensaio

Fernando De Santis - Todos os direitos reservados

fotografia | sensual | ensaio