BLOG

Qual o momento certo para fazer um ensaio?

"Ah Fernando, adorei, mas vou esperar eu emagrecer três quilos, aí te chamarei para agendarmos a nossa sessão". Eu leio e ouço isso TODOS os dias, as moças sempre estão esperando algo acontecer, para poderem colocar em prática o sonho do ensaio fotográfico. Mas será que vale a pena esperar esse "algo acontecer"? Qual é a hora certa para posar em uma sessão de fotos?

Camila Romanos

A resposta para mim é a mais simples possível: agora! Eu poderia terminar o texto aqui, mas eu vou explicar: As mulheres vivem aquela pressão por obrigação de estarem no padrão de beleza imposto pelos homens, e isso já é um prelúdio de que tudo está errado. As mulheres têm que se auto-agradarem, e não fazerem isso para agradar um padrão imposto por um sistema masculino. "Mas Fernando, quero perder três quilos...". É importante ressaltar que três quilos não são visíveis, uma sessão fotográfica tem toda uma produção ao redor: luzes, poses, cores, roupas, direção do fotógrafo, pós produção... nenhuma foto é feita para não valorizar o corpo da modelo. Pelo menos comigo não. Se você tem seios pequenos, farei poses para quem tem esse tipo de corpo, se você é mais gordinha, farei poses para você que é mais gordinha, se você é magrinha, terá toda a sessão pensada no seu biotipo, etc.


Livia Zepf

As moças estão acostumadas a se verem por apenas dois ângulos: do selfie e de frente para o espelho. É muito pouco. Um ensaio eu mostro todos os ângulos que valorizam, com truques que turbinam ainda mais a sua beleza. Truques de poses. Vocês não acham que as atrizes da Globo têm aquela aparência global quando vão ao mercado, né? É tudo produção, assim como o ensaio fotográfico. Esses dias fotografei uma moça, que quando se viu nas fotos na câmera exclamou "meu Deus, não sabia que eu estava tão bonita assim", outra me disse "acho que vou chorar, eu não sou essa, estou linda!". Pois eu mostro de outra forma, de uma forma que vocês nunca se viram. Ás vezes, você está esperando por algo que você já é, e não sabe!


É claro que em alguns casos as moças querem esperar mudanças mais drásticas nos corpos, como colocar um silicone nos seios ou emagrecer vinte quilos. Mas voltamos ao assunto inicial: esse é um padrão que é imposto por homens. Faça a sessão quando te der na telha, quando quiser se sentir bem, sendo vista por outros olhos. Muitas meninas perdem 20 kg para o casamento, para aparecerem nas fotos do casamento magras, depois disso, voltam ao peso normal. O que isso quer dizer? Quem realmente é você? Aquela que emagreceu 20 kg, sofreu para estar num padrão bizarro, ou a que está 20 kg a mais, com personalidade e feliz?


Você pode usar o ensaio como uma meta para emagrecer, ficar mais forte, engordar, mudar o corpo. Claro que pode. Muitas moças fazem sessões comigo em fases diferentes: mais gordinhas, mais fortes, mais secas. E fazem em épocas distintas, você não é sempre a mesma pessoa. Você muda, sua cabeça muda, seu corpo muda. Faça as pazes com ele. Pense que no dia sessão de fotos, você será a estrela do set, tudo será feito pensado em ti, desde as luzes, as músicas que tocarão, a direção, o cenário, o evento... você será a estrela, vá para se divertir, para ter um momento de alegria, para fazer as pazes com quem você realmente é, e com o seu corpo.


#ensaio #quandofazer

Fernando De Santis - Todos os direitos reservados

fotografia | sensual | ensaio