BLOG

Projetos para 2021

Vocês têm o hábito de criar planos para o ano novo? Muitas pessoas traçam metas, como emagrecer, ir à academia, estudar um idioma, fazer uma pós graduação, guardar dinheiro, sair de alguma dívida... mas e na fotografia? Você costuma criar projetos e planos? Ou deixa a vida levar? Eu gosto muito de traçar planos, que podem sim mudar de acordo com o andar do ano (2020 que nos diga!), mas acho legal termos um norte.

Street photography
Street photography

Um dos meus projetos foi colocado em prova no final de semana passado, o ISO400, continuação do f 2.8, que fiz no ano passado, com uma sessão fotográfica mensal. O f 2.8 com muito esmero, consegui colocar as doze edições no ar, apesar das dificuldades do ano, e foi bem satisfatório. Para esse ano, o ISO400 seguirá a mesma linha, mas com algumas coisas a mais, ficha da modelo, eventualmente algum texto extra... estou estudando.


O que mais tem me animado nesses dias é a possibilidade de voltar com a street photography. Foi nesse segmento que tudo começou para mim, e pretendo retomar esse ano, aliás, em breve. A fotografia de rua (street photography) tem como intenção mostra a cultura de alguma cidade: os moradores no seu dia a dia, retratos de moradores, arquitetura, culinária, arte... fotos que consigam de certa forma, demonstrar a alma de alguma cidade. É arte pura, que exige até certo ponto um pouco de cara de pau, para fotografar as pessoas no seu cotidiano, de forma espontânea.


Eu amo fotografar mulheres, é algo que eu estudo e estudei muito, porém, deixei de lado a fotografia de rua por conta do trabalho com fotos de mulheres. Pretendo reservar um tempo na minha semana para sair com a câmera por aí e caçar cenas da cidade, como eu sempre fiz, e acabei "esquecendo" com o tempo. Quem sabe não monto um projeto para o os próximos anos?


Além disso, o meu outro projeto, com o meu amigo Thiago Souto, a Revista TU, segue firme e forte. Estamos no nosso quarto ano de trabalho, a revista que em princípio era bimestral, passou para trimestral, mas segue forte, com matérias da Baixada Santista e sempre um ensaio fotográfico com alguma moça de Santos e região.


#projetos #iso400 #revistatu #streetphotography