BLOG

Por que não marca as moças das fotos?

Algumas pessoas têm me perguntando o motivo de eu estar marcando menos as moças, nas fotos que eu posto no Instagram, ou o motivo de eu estar dificultando tanto o acesso ao perfil delas. Vou explicar (um pouco) como é difícil essa área da fotografia sensual feminina.


O começo da carreira é um inferno, você quer fazer fotos, mas não tem material no portfolio, então você se oferece para fazer fotos sensuais de alguém, e acaba se passando por tarado. Sabe aquele papo de "temos vagas para pessoas com três anos de experiência"? Você quer a vaga para ter experiência, mas só aceitam quem tem experiência. O começo é com esse sentimento. Então você tem que fazer fotos com moças que conhece, amigas, familiares, para compor um portfolio e não parecer tarado, afinal, elas te conhecem e confiam em ti.

Fulana de Tal
Fulana de Tal

Depois disso você faz parcerias, muitas moças com má fé, você gasta com locação, com transporte, gasta com equipamento (depreciação), a moça faz o ensaio contigo, e uma semana depois, diz que não quer mais que você use as fotos. Ela fica com o ensaio e você, fica chupando o dedo. Não pode mais usar esse material para compor seu portfolio, sob pena de processo.


E aí umas clientes te chamam, tu faz os ensaios, trabalhos lindos, locações lindas, histórias lindas, moças lindas, porém, a cliente te fala "trabalho no RH da empresa, não posso ceder as fotos para você postar, infelizmente". E você fica sem poder postar todo aquele material lindo (vocês não imaginam o que eu já fiz de sessão legal e NUNCA postei!).


Ás vezes ela trabalha no RH, às vezes é professora ou diretora de escola, às vezes é patroa de um monte de gente, ou trabalha como arquiteta em obras, ou muitas vezes faz o ensaio para dar para o marido ou para ela. Esse trabalho fica num limbo, só visto por você e pela cliente.


E acontece de terem clientes que topam ceder as fotos, para que sejam publicadas no perfil do fotógrafo. A moça pondera por meses, às vezes anos, até criar a coragem de fazer uma sessão fotográfica sensual. Junta a grana, para o fotógrafo, maquiador, para o cabelo, para comprar lingeries lindas, para comprar um vinho que aparecerá nas fotos, gasta com a ida e com a volta e com a locação também. Ela tem um dia de princesa, é a estrela do set, com luzes, poses, glamour, fotógrafo dirigindo... ao final do dia, o prêmio: ela olha as fotos, quer fotografar o LCD da câmera, para mostrar para as amigas, para mãe, no ato! A moça sai radiante da locação, com sorriso de orelha a orelha, foi um dia mágico, do jeito que ela sempre sonhou.

Beltrana de Tal
Beltrana de Tal

"Claro Fernando, pode postar!", ela permitiu eu postar, aquele trabalho lindo, vou lá sento no computador e posto uma foto que ela ME PAGOU e me CONTRATOU, marco o perfil. Em menos de dez minutos já tem cinquenta caras adicionando o perfil da minha cliente, mandando mensagens privadas, a chamando de "gostosa", "elogiando" as partes dela, enviando fotos dos próprios pênis, convidando para sair, convidando para "sessões de fotos".


Ela fica constrangida, me chama no WhatsApp, sem graça, pede para eu apagar a foto e não publicar mais nada, pois tudo virou um inferno depois de dez minutos, com a foto postada no meu perfil. Eu perco mais um ensaio em que eu poderia expor no meu portfolio.


E já aconteceu isso como moças que fizeram ensaios comigo, DE ROUPA! Os caras foram assediar, e elas me pediram para eu tirar do ar. E aí recebo os argumentos mais machistas possíveis dos mãos peludas: "ué, se ela faz esse tipo de foto é porque quer receber cantadas" ou "se você tem esse perfil, tinha que aguentar os caras comentando as suas fotos".


Não cumpadi, ela poderia estar nua e você não teria o direito de assediá-la. Muitas vezes a moça é minha cliente, ela pagou, teve uma experiência fantástica que é estragada por um virjão de quarto, da casa da mamãe! É preciso entender que a maioria das moças não fazem ensaios para ganharem seguidores, elas fazem porque querem fazer, não se importam se marco ou não o perfil delas.


Por isso, a partir de hoje só marcarei nas fotos as modelos de parceria e as clientes que fizerem questão que eu as marque nas fotos. Homens precisam entender que as coisas não acontecem para eles, as moças não fazem as fotos para vocês! E eu gostaria muito de ter a autoestima desses caras, que dão cantadas em mulheres maravilhosas, mesmo sendo feios, como o cão chupando manga.


#ensaio #censura #instagram #desabafo