BLOG

Mesa digitalizadora XP-PEN DECO 3

Será meu primeiro review mais técnico por aqui, no meu blog... pode ser que esse assunto interesse mais aos fotógrafos do que às modelos, então alerta de spoiler: falarei de uma mesa digitalizadora que uso para editar minhas fotos.

DECO 3
DECO 3

Essa é a XP-PEN DECO 3, que estou utilizando agora. Por muito tempo, sempre ouvi que as WACON eram as melhores (ou pelo menos as que mais tínhamos feedback de funcionamento no mercado), tanto que tive duas WACON, a última que tive foi a INTUOS. A INTUOS era uma baita mesa, não no tamanho, afinal, ela é menorzinha, mas é muito boa. O modelo que eu usava tinha quatro botões de atalho. Resolvi trocar, pois queria uma maior e com mais botões de atalho, para usar menos ainda o teclado enquanto estivesse editando.

Botões e rodinha de atalhos da mesa
Botões e rodinha de atalhos da mesa

A XP-PEN DECO 3 tem seis botões de atalhos além do disco, que você pode dar funções a ele, como dar aumentar e diminuir zoom, aumentar e diminuir tamanho do brush, rolar pela imagem, girar a imagem (que é bem útil para quem ilustra / desenha). Outra coisa que me agradou bastante também foi o fato de poder utiliza-la de cabeça para baixo, ou seja, para quem é canhoto, como eu sou (para escrever). Então os botões de acesso ficam na minha mão direita e a mão esquerda fica com a caneta. Como eu apenas edito imagens, configurei os botões para as situações que mais uso: carimbo (S), band-aid (J), aumentar ([) e diminuir brush (]), filtros do Camera Raw (Shift + Ctrl + A) e apagar (del).


"Ah, mas Fernando, porque você não colocou aumentar e diminuir brush no rolinho?". Pois eu gosto de usar o rolo apenas para dar e tirar zoom, senão eu teria que apertar um botão para mudar a função do rolo para brush, depois apertar novamente o botão para dar função de zoom, não seria prático para a minha dinâmica de trabalho. Vale lembrar que essas configurações são pessoais, cada um faz do jeito que achar mais conveniente. Na caneta, deixei o botão de cima como "ALT" (uso para marcar nas ferramentas carimbo e band-aid) e o botão de baixo como desfazer (ctrl+z).

Caneta maneira, mas os botões ficam escondidos
Caneta maneira, mas os botões ficam escondidos

Por falar na caneta, gostei muito da ergonomia, achei melhor do que a da INTUOS, porém, os botões não são tão perceptíveis, quero dizer, você passa o dedo na caneta e às vezes não percebe eles, tem que olhar para encontrá-los.


Fora isso, funcionam muito bem e gostei muito mais da precisão dessa caneta do que da INTUOS. Interessante lembrar que esse equipamento funciona sem fio, você pode usa-lo conectado no cabo, mas se estiver carregado, pode utiliza-lo desconectado, o que é uma baita mão na roda, para que fica trocando a mesa digitalizadora de lugar com o teclado. Trabalhar sem fios é uma das bênçãos dos anos 2000.


A caneta vem num estojo todo protegido, com um design bem legal. Nesse estojo estão as oito pontas extras, para caso precise, além de compartimento para guardar o USB do blutooth que faz a conversa entre a mesa e o computador. Além disso, enviam uma luva para ser colocada nos dedos mínimo e anelar, para facilitar o deslize da mão sob a mesa. Deve ser bem útil para quem ilustra.


Tenho usado no Photoshop e me adaptei em um dia à DECO 3. A facilidade em ter mais botões nas mãos, uma área maior para utilizar a caneta e o fato de estar sem fio me deixou muito satisfeito. O software de configuração é muito intuitivo e não deu trabalho para entender como funciona.


Abaixo especificações técnicas referentes à DECO 3:

  • Comprimento do área de trabalho: 254 mm

  • Largura do área de trabalho: 143 mm

  • Resolução da imagem: 5080 lpi

  • Níveis de sensibilidade de pressão: 8192

  • Inclui caneta: Sim

  • Velocidade de leitura: 266 rps

  • Comprimento da mesa: 354 mm

  • Largura da mesa: 218.8 mm

  • Espessura da mesa: 8 mm

  • Com porta USB: Sim

  • Inclui pontas de reposição: Sim

  • Inclui cabo USB: Sim

#mesadigitalizadora #deco3 #xppen #review #técnico