BLOG

Fotografia do "Conto de Aia"

Certa vez, minha esposa me convidou a assistir uma série, na Globoplay, chamada "O Conto de Aia" (The Handsmaid's Tale). Vi que tratava-se de um drama, episódios grandes, e começamos a assistir.


O romance distópico O Conto da Aia, de Margaret Atwood, se passa num futuro muito próximo e tem como cenário uma república onde não existem mais jornais, revistas, livros nem filmes. As universidades foram extintas. Também já não há advogados, porque ninguém tem direito a defesa.
Luz e sombra, sempre presente
Luz e sombra, sempre presente

Basicamente fala de uma realidade onde as mulheres são totalmente submissas aos homens, não podem, trabalhar, não podem ler, sob penas de amputações e enforcamentos. É uma série forte, com cenas fortes e com uma história muito interessante.


Além de tudo isso, com o passar dos episódios, entendi um pouco da palheta de cores do diretor de fotografia. Quando as cenas são do tempo "presente", a palheta toda tende ao verde e vermelho (duas cores contrastantes no círculo cromático). Principalmente quando aparecem as Aias (mulheres da série que servem apenas para procriar). As esposas usam roupas azul turquesa, que conversam muito com o verde e o vermelho.


Palheta e luzes intrigantes
Palheta e luzes intrigantes

Quando aparecem cenas do passado, antes da revolução, as cores são naturais. E trazer essa palheta verde / vermelho, traz um peso ao espectador.


Além disso, o diretor abusa nas simetrias. Simetrias em cenários, em pessoas, objetos. É de ficar bobo vendo o trabalho que foi feito nisso.


Comum ver jogos de luzes, com fachos de luz iluminando partes do cenário ou personagens, além de MUITO contraluz! Muitas cenas em contraluz, com os personagens falando em silhuetas, ou pouco iluminados.


Acho curioso também algumas cenas de diálogo, em que aparece cada um dos interlocutores por cena, e os colocam no terço da tela (regra dos terços), porem, próximos (virados) à borda do quadro, e não dando folga (respiro) ao personagem com o quadro vazio para ele. Chega a incomodar, e é realmente intrigante.


Abaixo colocarei mais umas fotos para vocês observarem. O que quero falar com esse post é: assistam séries, clipes, filmes, novelas, prestando atenção na fotografia, cores, luzes. Vocês aprenderão muito!


E vocês, tem alguma série ou filme que realmente gostem da fotografia? Me conte nos comentários.


Você pode assistir às três primeiras temporadas de "O Conto de Aia" na Globoplay, ou as quatro primeiras temporadas no Paramount+.


(Fotos retiradas da internet, prints do seriado)


#contodeaia #serie #fotografia #inspiração