BLOG

Fazendo Pose 19

Semana passada a modelo Carol Trevisan postou no instagram dela, uma foto que fizemos recentemente, em um apartamento que fica na avenida Paulista, um local icônico de São Paulo. Após o meu repost da foto, muitas pessoas me chamaram em direct, perguntando como a foto foi feita.

Carol Trevisan

Quando pensei nessa foto, pensei mais na arte mesmo. Gosto da ideia da avenida mais famosa da cidade estar aos pés da modelo, as pessoas passando de carro ou a pé, e sem saber o que estava acontecendo no apartamento, acima deles. A vida é assim, estamos sempre despercebidos dos olhares, que podem vir de qualquer lugar, principalmente nas cidades grandes.


Para fazer essa foto, primeiramente empurrei a cama até próximo à janela. Queria que houvesse uma fronteira bem delimitada na foto, separando quarto e mundo "lá fora". Feito isso, pedi para que a Caca ficasse deitada, encolhida, num ângulo não convencional nas camas: paralela à cabeceira. Chegou a minha vez de atuar: fiquei em pé, bem ao lado do corpo da modelo. Eu precisava que a cidade aparecesse, então fechei a lente para f 4.5. Feito isso, apontei meu flash para o teto em modo manual (não lembro a potência), para que a luz descesse pintando a nossa modelo de forma uniforme. Porém, para eu conseguir enquadrar tudo na fotografia, tive que apelar para uma lente grande angular. Peguei minha 20mm (que em câmera full frame, fica 20mm mesmo), uma lente que tem uma angulatura maior, e fazendo a foto de cima para baixo (mergulho), consegui pegar a Caca e o trecho da Paulista. Tivesse feito com uma 35mm, não conseguiria compor com o corpo todo aparecendo, e pegaria só um pedaço pequeno, da avenida.


Se você não tem uma lente grande angular, saiba que seu celular, a câmera "normal" é grande angular. A distância varia de modelo para modelo. Se você usar a câmera de modo "retrato", verá que fecha mais o ângulo. Faça um teste com as duas câmeras: a normal e a de retrato, para você ver a diferença.


Desta vez desenhei um esquema, para explicar como foi feita a foto, no sentido de posicionamento, que é o mais curioso dessa foto. Então bons estudos, boas fotos e se cuidem!

gráfico indicando o posicionamento na foto

#fazendopose #caroltrevisan #saopaulo

Fernando De Santis - Todos os direitos reservados

fotografia | sensual | ensaio