BLOG

Fazendo Pose 007

Na edição passada do Fazendo Pose, dei uma dica valiosa em relação à fotos com fumaça, como escolher um fundo interessante, e de que forma tecnicamente fotografá-la, para que você consiga pegar belas fumaças no seu retrato. Muitas vezes a dica da pose não está apenas no corpo da modelo e sim, aonde ela estará posicionada. Desta vez, usarei a Carol Trevisan para demonstrar um truque bacana em fotos externas.

Carol Trevisan, plena

Essa foto foi feita em uma final de tarde, no bairro do Sumaré, em São Paulo. O dia estava lindo, sol já descia de frente para a nossa modelo, o céu estava azul e tínhamos um belo cenário para fazer uns clicks da Cacá no deck, em cima da casa.


Vamos falar primeiramente da pose. Cacá já dobrou a perna esquerda, trazendo automaticamente uma curvatura das pernas em relação à cintura e ao tronco, já demonstrando aquele "S" no corpo, que insisto em falar para vocês, que sempre nos traz as sensualidade. Essa eu nem precisei pedir, ela fez, pois já tem a experiência em posar. Como a foto está dividida em metade no claro e metade no escuro, a mãozinha direita, na calcinha, obriga o espectador a olhar os detalhes da parte mais escura da foto, porém, é na parte clara que está o charme da foto. Costumo dizer que a sensualidade feminina está nos cabelos, na boca, no pescoço... e aqui, nessa foto, temos tudo isso! Os cabelos estão com o brilho do sol, totalmente destacados, Cacá tratou de deixar o pescoço à mostra, e com a mão, nos chamou atenção para essa área. Boca e olhos fechados nos remetem à serenidade de um final de tarde.


Aliás, aqui vai um truque legal: estava sol, e a luz batia de frente ao rosto da Carol. Muitas modelos têm dificuldades em encarar o sol (não é o caso da Carol). Nessa foto ela fechou os olhos, pois eu queria esse efeito sereno, mas caso sua modelo tenha dificuldades em ficar com os olhos abertos, de frente para o sol, fechar os olhos é um bom truque, o rosto fica relaxado e não fica com expressão de dor. Caso você precise dos olhos abertos, peça para ela ficar com olhos fechados, conte até três e quando ela abrir os olhos, faça o clique rapidamente. Esse instante entre ela abrir os olhos e assimilar a luz, estará com o rosto relaxado.


Um erro comum que vemos, são fotos com diversas sombras no rosto da modelo (quando não desejamos isso). Árvores e plantas costumam dar um efeito de onça na pele das modelos, pois a luz passa através das folhagens, exibindo então, uma iluminação irregular, conforme está na barriga da Carol. Cuidei para que esse "efeito" acontecesse na barriga e não no rosto. Muitas vezes a vegetação é alta e cobre toda modelo, então, você precisa protegê-la disso, colocando um difusor, para que a luz venha sem essas diferenças, ou então, usando flash de preenchimento.


Abaixo, a foto comentada. Bons estudos... e se tiverem dúvidas, só chamar!


#fazendopose #pose #caroltrevisan

Fernando De Santis - Todos os direitos reservados

fotografia | sensual | ensaio