BLOG

Fazendo Pose 004

Nesse quarto post sobre poses, falarei na realidade sobre composição! Ok, não deixa de ser uma pose, mas o bacana desse tipo de foto está mais na composição, do que na pose.

Essa é a pequena (e grande!) Belle Torres. Fiz essa foto no ano passado, em São Vicente, no apartamento do namorado dela. Gosto dessa composição, e confesso a vocês que utilizo muito desse truque de criação de estética, para fazer retratos ou fotos em sessões de sensual. A Belle tá quase no centro da foto, tendendo um pouco para a esquerda, então não temos um típico caso de regra dos terços, muito menos proporção áurea. Aqui a coisa é muito mais simples do que parece, porém, perspicaz.


A luz que vem para a nossa modelo é a natural, da janela, de uma manhã nublada, sem nada na frente, pois o apartamento fica de frente para a baia de São Vicente. Gosto da vinheta natural que criou no teto, devido a sombra que foi criada. Apaguei um pedaço da cama que estava à esquerda, com a ferramenta laço do Photoshop. Belle cobriu os seios com um braço só e deixou os pezinhos um sob o outro, dando uma sensação de timidez. Rosto para a luz e tínhamos a foto.


O bacana desse registro é que trabalhei com perspectiva. Duas linhas da janela saem em direção à Belle, uma do batente de baixo da janela, e a outra, da base do meio da janela. Ao ver essa foto, seus olhos percorrerão esse caminho, até encontrar a modelo, observando a paisagem. É um caminho natural e instintivo do nosso cérebro, talvez se você olhar pela segunda fez, fará esse caminho "na marra", por estar induzido a isso, ou então, como retaliação à minha pessoa, tentará ver a Belle primeiramente. Mas acreditem, esse tipo de composição em perspectiva funciona!


E funciona em sacadas, varandas, escadarias, corrimão... No meu instagram você verá muitas fotos com esse artifício. Aliás, vale ressaltar mais um pequeno detalhe, que para mim é muito importante: Embora a Belle não ocupe exatamente o terço da esquerda da foto, ela está mais para a esquerda do que para direita, coincidente ou não, a luz da janela vem da direita e há mais espaço na direta, deixando nossa modelo menos "sufocada". Se ela estivesse mais para direita do que para esquerda, ficaria de cara para a margem da foto, incomodando muito o espectador.


Abaixo, a pequena Belle, comentada:

Belle Torres, comentada

Fernando De Santis - Todos os direitos reservados

fotografia | sensual | ensaio