BLOG

Ensaio sensual não é convite

Não preciso falar do caso da Mariana Ferrer, que está dominando todas as redes sociais, além dos jornais e sites de notícia. Se você não sabe do que se trata, basta dar um "google" no nome da moça supracitada, para ficar por dentro do assunto.

Carine Laste

Tenho lidado com esse assunto do "convite" há anos, desde que comecei a fotografar mulheres, e hoje, com meu perfil beirando os 24 mil seguidores, leio todos os dias, todos os tipos de absurdos de homens que entram na minha conta. Os relatos vão desde os assédios nos comentários das fotos, com convites esdrúxulos, baixarias, até perseguições às moças através de mensagem diretas ou por whatsapp (muitas vezes, não sei como, descobrem o número de telefone das moças!).


O que o homem precisa entender é: as mulheres fazem fotos sensuais porque elas querem. Mulher hoje em dia, felizmente, faz o que quiser, sem ter que pensar no que o homem vai achar. O mundo não gira ao redor dos homens, as coisas não são feitas para os homens. A partir do momento que uma moça faz uma sessão comigo (ou com outro fotógrafo) ela está fazendo porque ela tá afim, se ela posta as fotos, ela posta pois dá na telha dela postar, pelos motivos dela. Então se você é homem e está lendo esse texto, pare de achar que as coisas acontecem para você, que a moça está se insinuando ou se oferecendo para você!


Aqui vai um pequeno manual de etiqueta do que não fazer no meu perfil do instagram, de outros fotógrafos e principalmente no perfil das moças:


- não comentem com emoticons que remetam à sexualidade, como banana, berinjela, pêssego, linguinha, gotinhas, bonequinho babando, mãozinha balançando, etc.;


- não faça comentários vulgares como "delícia", "gostosa", "que pose", "nossa, imagine eu ali", etc.;


- não marque a foto para seu amigo punheteiro ver;


- não mande direct para a moça com foto do seu pênis;


- não mande direct para a moça assediando ela, achando que por ser "velado" (só ela verá), não será errado;


- não tente persegui-la em outras redes sociais ou whatsapp;


- não ache que a foto está sendo feita para você, você não é importante!


Qualquer tipo de atitude dessas acima, quando vejo, ou as moças me reportam, bloqueio, sem avisar, sem ponderar e sem segunda chance. E as moças me contam, muitas me mandam mensagem falando "Fernando, por favor bloqueie esse cara, ele tá me assediando".


Pode parecer absurdo ter que falar isso hoje, no ano de 2020, mas eu vejo isso acontecendo todos os dias, aliás, muitos caras BURROS mandam mensagens para MIM, achando que eu sou a moça da foto! Como comentei no meu post no instagram de hoje, se por algum motivo você achar que uma foto sensual é um convite para você fazer qualquer coisa com a moça da foto, você é um imbecil, sem tamanho. Reconsidere sua autoestima. Mulheres gostam de caras inteligentes.


#fotosensual #convite #assedio

Fernando De Santis - Todos os direitos reservados

fotografia | sensual | ensaio