BLOG

Estude, como os grandes pintores faziam

A tronie (século 17-16 / Holandês para "face") é um tipo comum, ou grupo de tipos, de obras comuns na pintura Idade de Ouro holandesa e pintura barroco flamengo, que mostram uma exagerada expressão facial ou um personagem em traje. Ela está relacionada com a palavra francesa “Tronche”, que é uma gíria para “Caneca” ou cabeça.*

Um tronie de Rembrandt

Tronie então era um estilo de pintura, que era um estudo dos artistas. O pintor holandês, Rembrandt, ficou marcado pro ter uma série dessas, feitas onde ele desenhava as expressões que ele mesmo fazia, em um espelho, para ter esse acervo de expressões. Convenhamos, nos anos de 1.600, 1.700, não haviam as máquinas fotográficas, e os artistas estudavam arduamente, para reproduzir as expressões de forma fiel. Curioso que esse estilo de arte ficou popular e era comumente vendido.


Voltemos para a nossa quarentena, no futuro dos carros voadores e teletransporte, do ano de 2020. Estamos presos, em casa, seja você modelo, amante da fotografia, fotógrafo... tenho batido na tecla que precisamos nos cuidar, nos divertir nesse período e se possível, dar uma estudadinha, não é? Trazendo para a realidade da fotografia, para as modelos, que tal fazer um auto-estudo? Fazer seus próprios tronies, nesse período? Hoje temos o celular, com o modo de câmera frontal, faça uma maquiagem, fique de frente para uma janela iluminada e experimente. Faça fotos mudando suas expressões, seus ângulos, se quiser, experimente isso com o seu corpo, como ele se comporta em diferentes ângulos. É uma técnica de estudo similar ao que os pintores da era de ouro faziam, só que com a tecnologia ao seu favor. Estude como seu corpo e rosto funcionam, crie um acervo dessas fotos. Chega daquele selfie em mergulho, fazendo biquinho para a câmera.


Bruna Chiarini

E para os fotógrafos, bem, você pode usar uma cobaia para ser seu modelo / modela e fotografar, ver como a expressão e poses alteram uma fotografia / retrato, ou então, simplesmente nesse período, estudar fotos de outros artistas e criar um banco de referências suas, para que possa sempre consultar em momentos de busca por inspiração.


Esses artistas da era de ouro eram minuciosos, estudavam anatomia, luzes, articulações, física, para poder colocar nos quadros a realidade, para deixar os espectadores impressionados. Isso tudo tomou muito tempo de estudos, que aliás, nunca deve cessar, devemos buscar o conhecimento e novidades sempre! Então tente reservar algumas horas dessa quarentena para estudar arte, fotografia e estudar você mesmo(a), como seu corpo funciona e se modifica nas fotos.


* Fonte: https://pt.qwe.wiki/wiki/Tronie


#fotografia #ensaio #tronie #rembrandt #selfie #estudo

Fernando De Santis - Todos os direitos reservados

fotografia | sensual | ensaio