BLOG

Revisitando ensaios antigos

Seguimos então em quarentena! O negócio é ficar caçando o que fazer em casa, ler livros, ver séries e filmes, aprender a cozinhar, ouvir uma boa música, jogar videogame, estudar... e revisitar ensaios!


Sim, um exercício bacana, para você fotógrafo (e modelo, que tenha muitas fotos feitas de ti) é revisitar suas fotos, suas pastas de ensaios, ver os arquivos mais uma vez. Engraçado como a nossa visão artística muda, de acordo com o período que estamos influenciados, ou pelos sentimentos que temos na hora de fazer a curadoria das fotos. Resolvi rever sessões que fiz há dois ou três anos, e encontrei tesouros que estavam renegados ao limbo do meu HD. Fotos que na ocasião eu tinha julgado apenas "ok" e hoje, com um novo olhar e sentimento, as vi com outros olhos.


Além disso, é deveras interessante pegar uma foto que você mexeu há muito tempo e fazer um novo tratamento. Ver como você evoluiu nas suas ferramentas de edição ou como o tempo fez você mudar seu estilo de tratamento de fotos.


Encontrei por exemplo, essa foto da Isis Nasc, no meu HD, que eu não tinha me interessado na época, e hoje, apaixonado por luz e sombra, gostei muito!

Isis Nasc

Peguei uma foto que eu havia feito o tratamento na época, e tratei do modo que faço atualmente, para comparar, e tive um resultado atual, muito mais quente. Compare, na esquerda meu tratamento de 2017 (ou 2016?) e na direita, de 2020.

Isis com tratamento meu em 2017 e 2020

Gosto dos dois modos, mas hoje, meu estilo é esse mais quentinho, da foto da direita. E com isso tenho feito remakes em fotos minhas, como se fosse um disco remasterizado, e tenho encontrado fotos "lado b" nas minhas HDs, que têm suprido essa ausência de sessões para postar material original nas minhas redes sociais.


Recomendo muito você fazer essa visita aos seus antigos arquivos, aposto que encontrará muita coisa legal e ainda vai passar seu tempo!


#ensaio #quarentena #isisnasc #isis

Fernando De Santis - Todos os direitos reservados

fotografia | sensual | ensaio