BLOG

Dica de Estudo 003

Não sei se esse caso, especificamente, serve como uma dica de estudo... cá estou eu, divagando, em frente ao computador... Ok, serve, ver arte, ver fotos de outros artistas é sempre um estudo. Absorvemos ideias e referências que nos aparecem depois, um dia, quando estivermos em um set, de frente para a modelo, ou de frente para o(a) fotógrafo(a).

"Do It Yourself" - Uwe Ommer (ed. Taschen)

Esse é um livro peculiar, que me despertou a ideia de fazer o "Quarentena Sensual", que venho fazendo no meu instagram. Quem me acompanha na rede social, sabe que para passar o tempo, sugeri que as pessoas fizessem fotos sensuais, caseiras, para se descobrirem (ou redescobrirem), e ao mesmo tempo, criar arte. Esse livro de Uwe Ommer, um fotógrafo alemão, foi criado ao acaso. Ele encontrou fotos polaroids que uma babá havia feito dela mesma, de forma sensual, e despertou essa ideia nele: Do it yourself, ou "faça você mesma".


O livro todo é composto de auto retratos, feitos pelas modelos, tanto que é possível ver, na grande maioria das fotos, elas com o disparador da câmera nas mãos. Na época, não tinha câmeras com infravermelho ou do wifi, para controlá-las remotamente... em alguns casos, as modelos estão de frente para um espelho, uma forma popular de "selfie", bem comum nos dias de hoje.

foto do livro... reparem no disparador na mão da modelo

Mas você deve se perguntar: se ele não fotografa, qual motivo dele ser o autor do livro? Na verdade, ele se diz como um fotógrafo fantasma, que ajuda na composição, na criação das luzes, estava no set, além é claro, de ter feito a curadoria disso tudo. Então ele é o fotógrafo, sem apertar o obturador da câmera, eu diria.


O livro é repleto de fotos, de altíssima qualidade, com ideias soberbas para auto fotos, principalmente nesses dias atuais de confinamento. Se você tá morta de vontade de posar, mas não consegue, é uma ótima referência. Aliás, pode servir também como ideias para os ensaios à distância, que têm rolado tanto, via facetime ou skype. Não deixa de ser algo inspirador para os dias atuais, e para que você carregue contigo no futuro. Confesso que reservarei uma foto das minhas sessões para que a modelo faça sempre uma auto foto, com a minha direção. Gostei muito dessa ideia! Livro gostoso de ver, que vale a pena ter a mão para ter inspirações, sempre que precisar. Uma ótima dica de estudo!

Mais uma foto que tirei do livro, para ilustrar...

#dicasdeestudo #uweommer #livro #estudo

Fernando De Santis - Todos os direitos reservados

fotografia | sensual | ensaio