BLOG

Dica de Estudo 002

Se por acaso você procura um bom livro, para quem está começando a fotografar, essa "Dica de Estudo" será uma ótima pedida! Indicação de um clássico, totalmente acessível, que fará você, ao terminar a leitura, saber muitos detalhes da fotografia.


Meu exemplar do livro

"O Novo Manual de Fotografia", de John Hedgecoe, é uma obra completa, do começo ao fim. Você lerá sobre o funcionamento da câmera, dos espelhos, dos filmes (sim! é bom ler e entender como era o processo de filmes, revelação, etc.). Explica como segurar uma câmera, até a arte de compor. E não é balela, você vai aprender a trabalhar com os modos da câmera, entender o que é abertura, tempo de exposição, ISO, balanço de branco, tipo de focos, de fotometragem, como fazer cada tipo de foto, que você tem em mente.


página explicando como congelar um assunto

Você entenderá que para fazer uma foto com fundo desfocado, precisará pensar na abertura da lente, para fazer uma foto com movimento congelado, precisará pensar no tempo em que a o sensor ficará exposto à luz. Tudo bem detalhado com exemplos, infográficos, tabelas, para você estudar e praticar.


Além disso, o livro aborda teoria de cores e composição. Quer fazer retratos ao ar livre? Em lugares escuros? Traz séries de esquemas para ver como modificar a luz, seja com um rebatedor, flash, etc.

capítulo explicando retratos ao ar livre

A complexidade do livro ainda passeia até pela composição de nus artísticos, material que gostamos muito por aqui. É claro que o livro aborda muito assunto, e tende a ser generalista, mas no começo, quando estamos engatinhando, é bom entender um pouco de tudo, experimentar e praticar. Não faz mal algum ler e aprender. Vira e mexe, pego esse livro na minha prateleira, sorteio um capítulo e leio de forma avulsa. Sempre vem uma informação relevante, uma novidade ou algo que eu havia esquecido.


Nus artísticos? Temos!

"O Novo Manual de Fotografia" de John Hedgecoe é uma baita obra, que todo fotógrafo deve ter em sua bibliografia. Capa dura, bonitão, folhas brilhantes e rico em conteúdo. Vale lembrar que é constantemente atualizado, com novas edições, acompanhando as novidades do mercado. Mas honestamente, se você pegar alguma edição mais antiga, o principal está lá, fotografia é fotografia, a teoria é a mesma para digital e analógica. De repente você pode encontrar uma edição mais antiga, em algum sebo, não hesite em compra-la. O livro é da editora SENAC São Paulo e pode ser encontrando facilmente em qualquer lugar.


#livros #estudos #dicadeestudo

Fernando De Santis - Todos os direitos reservados

fotografia | sensual | ensaio