BLOG

Dá pra fotografar com equipamento de entrada?


Paola
Paola

"Aiiin quero uma full frame, quero ser profissional". Recentemente, um amigo meu, Chris, resolveu mudar-se para a Portugal, e com isso, deixou a Nikon D3000 que eu havia vendido para ele há uns dez anos. Peguei semana passada, louco de vontade de registrar umas fotos profissionais com o equipamento.


Confesso a vocês que no primeiro dia, não consegui, pois eu simplesmente não lembrava como usava a câmera, afinal, precisa de combinações de botões para chegar aonde deseja, diferentemente das câmeras que uso hoje em dia, que têm botões para todas as funções.


Mas depois que fiz um revival com o equipamento, peguei a D3000 durante o set da modelo Paola, espetei a minha 24mm f 1.8 na câmera e voilà!


Aliás, foto chatinha, hein? Contraluz, com uma janelona acima da modelo nos lavando de luz, com um vidro do box na nossa frente, com uma velocidade de 1/250s para dar uma leve congeladinha na água... e foi isso que saiu: uma BAITA foto! Fiz em f 2.2 com ISO 800. Uma câmera lançada no ano de 2009, de 10.2mp.


Vocês entendem já aonde eu quero chegar, né? Isso é uma foto que você pode usar em qualquer site, rede social, plataforma de venda... uma câmera que usada (dificilmente você encontrará lacrada) consegue por uns R$ 600,00 se garimpar bem. Você pode usar a lente do kit, mas recomendo correr atrás de uma lente mais clara, como a tradicional 50mm f 1.8 ou se tiver um troco melhor, uma 24mm f 1.8, que usei nessa foto.


Pensando no crop da NIKON de 1.5, se tu multiplicar 24mm x 1.5 = 36mm. Ou seja, tu tens uma 36mm f 1.8. Para quem fotografa ensaio sensual indoor, tá PERFEITO!


crop da foto
crop da foto

Ao lado coloquei um crop (corte) da foto para vermos detalhes da nitidez. Vale lembrar mais uma vez que é uma foto em contraluz, ou seja, a nossa amiga está virada para a parte escura! Não usei flash, nem led, nem nada, era a luz que entrava no banheiro e rebatia dessa forma na nossa modelo.


Pensem também que para uma câmera do ano de 2009, o ISO 800 é um ISO ALTO! Talvez a D3000 entregue de forma aceitável (mas já com ruído) em até uns 1200 de ISO, depois disso, deve desandar. Então temos uma situação de luz mais crítica, onde foi possível sim fazer fotos com uma câmera de entrada, que custa menos de R$ 1000,oo.


"Ah Fernando, se é tão boa, porque você não usa essa câmera?" - provavelmente o mais chato pode questionar isso, mas eu trabalho há anos, de forma profissional, é inegável que a minha D810 (que já é velhinha também) entrega um trabalho infinitamente melhor no sentido de velocidade de foco, nitidez, tamanho de sensor, etc., mas a tendência é irmos melhorando nossos equipamentos com passar do tempo. Um Fusca te leva de São Paulo à Santos da mesma forma que uma Ferrari te levaria, não é verdade?


Pense que equipamento profissional é o equipamento que vai te trazer dinheiro, clientes e trabalho. Não adianta você gastar 20k num equipamento para fotografar, se tu não tiveres bagagem, conhecimento, não se não tiver clientes... compre o mínimo, comece com pouco, mas de qualidade, faça capital, invista em cursos e livros e então depois, compre equipamentos melhores.


#d3000 #nikon #tecnica #estudo