BLOG

A importância de um bom planejamento

Essa semana fiz uma sessão de fotos com a modelo Nanda Paiva, com aquela pegada clássica de car wash, que muitos conhecem e ficou popular em filmes dos anos 80 e 90, com uma moça bonita, lavando o carro com roupas pequenas e de forma mais sensual.


O planejamento dessas sessão passou por uma série de detalhes, para que tudo funcionasse da melhor forma e não tivéssemos nenhuma surpresa na hora de executar as fotos. Sessões com uma produção diferente do nosso habitual exigem esse tipo de atenção, e falarei um pouco disso para vocês:


LOCAL: precisávamos de uma casa com garagem. Uma casa com portão, para colocarmos o carro dentro, para que a Nanda pudesse ficar seminua, sem ter um público assistindo. Daria para fazer na rua, mas iríamos parar o trânsito, precisávamos de privacidade. Em prédio não daria para fazer, pois as garagens são coletivas, a luz não costuma ser boa, então pensamos em uma casa e lembramos que o Estúdio Jardim Guedala, no Morumbi, que tem uma garagem legal, fechada, com luz boa e que daria para ser nosso cenário. Conversamos com a proprietária, a Vanessa, explicamos nossa proposta, e ela como sempre muito solícita, topou!


HORÁRIO: São Paulo nessa época do ano tem a tendência de acordar em um dia de sol, lindo, quente e após o meio dia, começar a fechar o tempo, e na maioria das vezes, a cidade é castigada com um temporal. Pode parecer óbvio agora, que eu falei, mas se não tivéssemos pensado nisso na hora de decidir quando fazer as fotos, poderíamos ter colocado nossa sessão em jogo se tivéssemos optado por fazer à tarde. Então começamos às 9h, fizemos um aquecimento de uma sessão sensual no quarto do estúdio, coisa de uns 30 a 40 minutos e partimos para o molho! Lá pelas 10h o sol já estava mais quente, o que seria menos duro para a modelo também.

Em tempo: próximo ao final do set, lá pelas 11 horas e pouco, o tempo fechou, esfriou... não teria funcionado mais tarde.


PRODUÇÃO: Precisávamos de um carro. A Nanda comprou um carro recentemente, então já tínhamos até um motivo para registrar isso, a nova aquisição e a sessão de fotos. Poderia ser algum carro clássico, de colecionador, poderia ser uma moto, teríamos que correr atrás de alugar esse tipo de coisa. Além disso, uma sessão dessas precisa de balde, mangueira, esponja, produtos de limpeza de veículos. Não iria adiantar chegar lá e esquecer desses acessórios. Não ficaria tão interessante se fosse uma lata de Nescau molhando o carro, sem esponja, ou se não tivesse mangueira. Teríamos que sair na hora para comprar uma mangueira, essas coisas todas...


PRODUÇÃO DE ROUPAS: sim, isso é o mínimo, mas discutimos qual roupa a Nanda iria usar na hora. Ficou decidido então um shorts bem curtinho, jeans, e uma camisetinha branca, sem nada por baixo, para trazer a transparência quando molhado.


ILUMINAÇÃO: Tive que pensar bem nisso. É uma sessão externa, num horário difícil. Das 10h às 12h a luz do sol vem rachando. Então tive que pensar em como sanar as sombras que poderiam aparecer fortemente no rosto da nossa modelo e estragar a sessão. Levei um octabox com o speedlight, mas em alguns momentos, com a luz do sol tão forte, só o difusor mesmo para matar as sombras fortes. Além disso, essa sessão não era para principiantes. Além de ter que dirigir a sessão, o sol entrava e saia atrás das nuvens em questão de segundos! Eu fazia a fotometria e a minha medição durava dez segundos e já tinha que medir novamente! Sem contar que o carro era branco, a luz estava muito forte, a modelo usava uma blusinha branca, o chão claro, rebatia a luz de baixo para cima. Molecadinha que gosta de colocar a câmera em f 1.4 e sair fazendo "bokeh" não iria entregar o job.


ORDEM DAS COISAS: sim, você precisa pensar na ordem das fotos. Já pensou você começa molhando o cabelo da modelo logo de cara? Não teria mais fotos dela de cabelo seco, a menos que ela fosse tomar um banho, lavar a cabeça, secar o cabelo... e isso tomaria muito tempo. Então comecei com as fotos dela seca, dentro do carro, depois começamos a molhar a blusa dela aos poucos, depois ela se molhou completamente, com exceção dos cabelos e finalmente ela molhou o cabelo também.


Lembre-se sempre que a sessão precisa de uma organização anterior. Não dá só para chegar na hora e sair fazendo o que tem ou o que dá para fazer. O planejamento faz parte do trabalho e é um dos pilares para que as suas fotos fiquem boas ao final do trabalho.


#planejamento #carwash #nandapaiva

Fernando De Santis - Todos os direitos reservados

fotografia | sensual | ensaio