BLOG

Homem também pode posar?

Nesse quarto ensaio, de divagações referentes à ensaios sensuais, cheguei ao universo masculino. Existe esse mercado? Como os rapazes estão enxergando a possibilidade de ter ensaios sensuais?

Lugar de mulher é onde ela quiser. Já ouvimos muito disso, por aí, e tenho que dizer a vocês que essa afirmação vai virando realidade a cada dia que passa. Amigos e amigas, esse é um caminho que não tem mais volta, esse movimento de libertação e liberação feminina que foi desencadeado há décadas, retornou com uma força avassaladora, com o advento das redes sociais, com a globalização e por mais que os radicais, misóginos ou homens inseguros não gostem, as mulheres vão tomar o poder.

Trazendo isso para a minha realidade, de fotógrafo de ensaio sensual feminino, vejo todos os dias mulheres me procurando para falar dos seus sonhos, desejos de posar sensualmente ou nuas. E são moças “comuns”, moças que trabalham em diversas áreas do mercado, ou são mães, donas de casa, mulheres mais maduras e recém adultas. Conto nas minhas mãos as modelos REAIS que eu fotografei. As demais eram moças que realmente se sentiam bem e queriam registrar o momento, ou queriam provar algo para elas mesmas. Voltemos então, alguns anos. Que tal 2009? Ou melhor, que tal 2013? Seis anos atrás, imaginem o seguinte cenário: Uma garota de dezoito anos descobre que uma foto dela, de calcinha e sutiã, caiu nas mãos dos companheiros de faculdade / escola. Seria um pesadelo, algo desesperador. O que seus pais pensarão? O que seus amigos dirão? Parece surreal ler isso, mas há seis anos, ou há dez anos, uma garota se imaginar com suas fotos de lingerie ou seminua, na internet, soava como um baita pesadelo.

Repararam na evolução que tivemos em coisa de cinco anos? Esse boom de fotos sensuais femininas veio de mãos dadas com todo esse movimento de que o futuro é feminino. Meninas de 16, 17 anos me procuram para fazer ensaio. Digo para esperarem até os 18 anos. Moças de 18 a 55 anos me pagam para posar nuas ou sensualmente e posteriormente, publicar na internet, para que o mundo inteiro veja. Como é avesso àquela história que mencionei no parágrafo anterior, da garota de dezoito anos e suas fotos “vazadas” na internet, em 2013.

Tenho uma teoria que esse cenário de se exaltar, de trazer seu corpo em evidência, virá para os homens também. Hoje, um cara que faz um ensaio sensual e publica as fotos, é taxado de “gay” pelos amigos preconceituosos. Homens tendem a se esconder atrás da barriga de chopp, careca precoce e pelos em demasia. Mulheres gostam de homens truculentos, alegam. Ok, não é errado, mas há um movimento contrário a isso, que está trazendo esse padrão de beleza mais apurado para os homens. Vejo muitos caras fazendo dietas, musculação, depilação, tatuagens e tirando suas primeiras fotos em modo selfie. E estão já assumindo esse lado mais vaidoso. Nesses últimos meses experimentei a procura de muitos rapazes querendo fazer fotos comigo. Lembram do papo das mulheres fazerem o que querem é um caminho sem volta? Pois é, para os homens, esse negócio da vaidade ainda é um tabu, mas que vão quebrando, aos poucos. Tive recentemente dois clientes que me chamaram atenção: Thiago, que fez um ensaio mais moda / life style, no Centro de São Paulo. Ele quis registrar o bom momento e fez com categoria. Motoristas em carros observavam nossa sessão, pessoas olhavam um rapaz posando, de roupa, com uma breja na mão… parecia algo diferente, mas para os padrões do Centro de São Paulo, que está acostumado a ver de tudo, passou batido. E depois fiz o Emerson, em um sensual em um estúdio. Ousado, fotos fortes, com luz e sombra, nudez, semi nudez. E publicou aos quatro cantos, e eu também coloquei fotos deles no meu perfil do instagram. A aceitação foi ótima, muitos outros rapazes vieram sondar valores, prometeram fazer suas sessões em breve.

Imagino que hoje, no quesito de ensaios sensuais masculinos, para os homens, estamos ainda no ano de 2013. Teremos esse período de cinco ou seis anos de maturação da ideia, mas devo dizer a vocês, que assim como o das mulheres, esse movimento de fotos sensuais masculinas, será um caminho sem volta.

Emerson

#ensaio #masculino #homem

Fernando De Santis - Todos os direitos reservados

fotografia | sensual | ensaio