top of page

BLOG

BLOG

BLOG

Machismo, não!

Nesse texto discuto a "polêmica" criada por homens e mulheres machistas, quando o assunto é um ensaio sensual.

Uma das coisas que tem me chamado atenção nos últimos tempos é a quantidade de namorados e maridos que têm me procurado para fazer orçamento de ensaio sensual, para dar de presente para a namorada / esposa. É surpreendente, e deveras animador constatar a maturidade de muitos homens em relação a isso. Vivemos um período de empoderamento feminino, onde as mulheres estão deixando de lado os grilhões que as prendiam aos homens, em uma cultura imposta por muitas famílias, passada de geração em geração, e estão conquistando um espaço que já era delas por direito.

Homens são seres mimados, talvez PARTE da culpa não seja nossa, pois crescemos com esse tipo de educação. Certa vez li um meme que falava isso, se o homem engravida uma moça muito jovem, não tem maturidade para isso, se trai a mulher, não tem maturidade para ter um relacionamento, etc., quer dizer, somos seres eternamente mimados e imaturos. Mas se esconder atrás dessa educação que nos foi dada é muito conformismo. Cresci em um ambiente machista, meu pai era machista e a minha mãe é machista. Talvez ela não saiba, ou não queira saber, mas é. Eu e o meu irmão podíamos levar mulheres para casa, elas podiam dormir conosco, podíamos namorar, sair tarde, voltar tarde e era tudo aceitável. A minha irmã, mesmo sendo a mais velha, não podia voltar tarde para casa, levar namorado em casa, dormir com namorado... Onde já se viu mulher dormir na casa do namorado (embora as moças pudessem dormir comigo em casa)!? E a minha irmã cresceu com essa grande diferença de tratamento entre ela e os irmãos. Até agora identificamos que isso vem de criação, minha mãe aprendeu com os pais dela que deveria de ser assim e passou para os três filhos isso, aliás, ela teve uma vida submissa ao meu pai, ele era o “chefe” da família, a última palavra era a dele, com um grito ou um “calaboca”. Hoje ele está velhinho, doente, e a minha mãe é a “chefa” da casa e a dona da última palavra. O mundo dá voltas, não é mesmo? Mas sempre fui observador, e sempre achei bizarro você conquistar a palavra final através do medo e não do respeito, e isso foi me moldando a não ser assim, e de certo modo, meus pais me ensinaram como não deveria ser um relacionamento NESSE sentido.

No cenário atual temos mulheres com direitos iguais aos homens em relacionamentos e na vida profissional. As mulheres acordam cedo e vão trabalhar, pagam as contas, pagam o próprio jantar, estudam, moram sozinhas, pagam as viagens e diversões, ficam com quantos caras e mulheres quiserem, pois não devem nada a ninguém. Uma mulher inclusive chegou à presidência do país. Claro que aos olhos de muitos homens brancos e héteros isso é uma ameaça. E essa geração contemporânea à minha, e provavelmente a geração mais nova, está entendendo isso. Se a sua esposa / namorada é uma pessoa feliz, plena e se sente bonita, porque não admirá-la em um ensaio? Acho curioso que às vezes me abordam e me perguntam “você deixaria sua esposa fazer um ensaio sensual?”. Primeiro que eu não tenho que deixar nada, segundo que eu iria adorar se ela fizesse! E esses mesmos caras que me perguntam, alegam que não gostariam de ver a namorada posando de forma sensual, mas adoram acessar o Instagram e ver as amigas de faculdade ou do trabalho fazendo esse tipo de foto. Machismo e hipocrisia. Um homem seguro e convicto da mulher incrível que tem ao lado, certamente incentivará a parceira a fazer um ensaio, caso ela tenha vontade. Não existe mais espaço para “ah, os meus amigos vão me encher se acharem a sua foto sensual no Instagram?” ou “não quero que meus amigos vejam a sua bunda!”. Se um cara acha que existe maldade e malícia em um ensaio sensual, e não quer que a parceira faça, é porque ele olha as fotos das outras moças com malícia e maldade, é simples.

Para a moça que está enfrentando esse tipo de problema, de querer fazer um ensaio sensual com algum fotógrafo (não necessariamente eu), e está sofrendo retaliação do parceiro, recomendo sentar e conversar. Vocês mulheres são independentes, homens andam só de sunga e tiram fotos e não são questionados por ninguém. Façam o que quiserem fazer, lugar de mulher é onde quiser e fazendo o que quiser.

(Na foto abaixo, Marina Bucheb, que foi uma cliente minha, e que fez o ensaio como um presente do namorado)

Marina Bucheb foi uma cliente minha, que fez o ensaio como um presente do namorado
Mariana Bucheb

Tags:

bottom of page